A Global StopCyberbullying Telesummit é o maior evento sobre bullying e cyberbullying realizado a nível mundial. Estamos já na 5ª edição!
Mais do que falar sobre o problema, vamos falar sobre soluções.
Durante o mês de outubro (Mês Europeu da Cibersegurança e o Mês da Prevenção e Combate ao Bullying), Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais organizam e promovem a 5ª Edição da Global StopCyberbullying Telesummit.
Em todos os dias úteis, iremos ouvir diversos especialistas que nos vêm falar sobre como prevenir, identificar, intervir e combater o bullying e o cyberbullying.
Serão 21 dias, mais de 30 horas, cerca de 25 convidados que nos vão trazer vários temas relacionados com o bullying e o cyberbullying.
Temos a certeza que não vais querer ficar de fora.
As sessões serão conduzidas em português, inglês, francês ou espanhol, dependo do convidado/a. As sessões em inglês, espanhol ou francês terão tradução simultânea para português.
Consulta o programa, regista-te e vem connosco fazer a diferença!
Para participares, inscreve-te aqui! Assim garantes que receberás os links para acompanhares todas as sessões ao vivo gratuitamente. A participação nas sessões ao vivo é gratuita, mas o registo é obrigatório.
Depois de 20 anos no mundo empresarial, em 2016 enveredou por áreas distintas, que lhe trouxeram uma visão do trabalho direto com as pessoas, o que a levou a encontrar o seu propósito de vida e fazer o que a preenche: ajudar os outros, através do coaching, tendo criado um programa específico, o Teen On Top - Coaching para Jovens, onde ajuda jovens a atingir o seu verdadeiro potencial, dando apoio aos pais na sua tarefa de educar os seus filhos. De referir que tem mais de 20 anos de experiência de voluntariado com crianças e jovens. Criou ainda o Teen On Top - School Edition um programa para escolas, onde ajuda os alunos a definirem os seus objetivos e através do qual trabalha também a sua autoestima e autoconfiança. Em 2021, juntamente com Tito de Morais, criou o projeto “Agarrados à Net – Como Gerir o Tempo Online dos Teus Filhos”, que tem como missão ajudar os pais e educadores a gerirem melhor o tempo que os seus filhos passam atrás de um ecrã, assim como os próprios miúdos a gerirem melhor o seu tempo online, de uma forma prática, simples e descontraída. Entre outros programas, desenvolveram o “217 Challenge - 7 Passos para a Parentalidade Digital Positiva”, o “Que Tipo de Pais Digitais Somos” e o “Faz-te Ouvir! Dá a Volta ao [Cyber]Bullying”. Foi, ainda, co-organizadora e co-anfitriã da IV Global StopCyberbullying Telesummit (2022). Estruturaram e ministraram para a Plátano Editora os cursos de formação de professores "Educação para a Cidadania e Bem-Estar Digital" e "Bullying & Cyberbullying - Como Identificar, Prevenir, Intervir e Combater", promovidos pela Direção Regional de Educação e Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira (2022). Foram ainda os criadores da Semana do Bem-Estar Digital e organizadores da I Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital (2023).
Nascida em Lisboa, Portugal, em 1970, tem uma Licenciatura em Antropologia Social pelo ISCTE e uma Licenciatura em Psicologia Educacional pelo ISPA. Tem um Doutoramento em Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre saúde e comportamentos de bullying. É professora do Ensino Superior desde 1998, lecionando sobretudo em cursos de educação formal e não formal, conteúdos de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. É presentemente Vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém. É investigadora, formadora e autora de livros e de artigos no âmbito do bullying e do cyberbullying, nomeadamente co-autora dos livros "Plano Bullying - Como Apagar o Bullying da Escola", "Diz não ao Bullying - Não deixes que te façam mal!" e "Cyberbullying - Um Guia Para Pais e Educadores".
Além de fundar o Projecto MiudosSegurosNa.Net em 2003, foi avaliador externo do projeto “Cyber Training – Taking Action Against Cyberbullying”, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia que produziu um manual de formação para formadores no domínio do cyberbullying. É coautor do livro "Cyberbullying - Um Guia Para Pais e Educadores" (Portugal, 2016) e de um capítulo do livro "Bullying: Perspectives, Practices and Insights" publicado pelo Conselho da Europa em 2017. Foi formador no Curso Avançado em Cyberbullying [E.learning] (1ª edição - 2017; 2ª edição - 2018; 3ª edição - 2019; 4ª edição - 2020) promovido pelo Instituto CRIAP (Portugal). É coorganizador e coanfitrião das Cyberbullying Talks (2019, 2020 e 2021) e coorganizador e coanfitrião da Global StopCyberbullying Telesummit (2019 a 2022), com oradores de vários países, representando todos os Continentes. Foi também especialista no MOOC (Massive Online Open Course) 'Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir' (1ª edição - 2019; 2ª edição - 2020; 3ª edição - 2022) promovido pela Direção Geral de Educação (DGE) no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da equipa de Educação para a Saúde, e consultor do grupo de trabalho da DGE para o plano "Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência" (2019). Juntamente com Cristiane Miranda é co-fundador do projeto Agarrados à Net e co-criador do programa “Faz-te Ouvir! Dá a Volta ao [Cyber]Bullying!”. Estruturaram e ministraram para a Plátano Editora os cursos de formação de professores "Educação para a Cidadania e Bem-Estar Digital" e "Bullying & Cyberbullying - Como Identificar, Prevenir, Intervir e Combater", promovidos pela Direção Regional de Educação e Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira (2022). Foram ainda os criadores da Semana do Bem-Estar Digital e organizadores da I Conferência Internacional de Promoção do Bem-Estar Digital (2023).
Bill Belsey é o professor mais premiado do Canadá. A sua carreira na educação já dura há 40 anos. Entre as muitas homenagens que recebeu estão o Prémio de Excelência no Ensino, do Primeiro Ministro do Canadá, e a Medalha do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, pelo seu contributo para a educação.
Professor de Informática no Agrupamento de Escolas da Batalha. Obteve o seu mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional na Universidade Católica Portuguesa. É consultor e especialista em Educação/Tecnologia Digital no campo da Inteligência Artificial na Educação.Campanha e cara da MEO em 2019 contra a violência doméstica. Cronista da Sábado e agora do SOL. Petição para que as crianças que presenciem episódios de violência doméstica sejam consideradas vítimas que passou a ser lei. Petição com 107 mil assinaturas para que a violação seja crime público. Petição europeia: Justice Initiative. Primeiro memorial criado para as vítimas de violência doméstica em Cascais, Maio 2023.
Francesca Gottschalk é analista política no projeto “Crianças do Século 21” no Centro de Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE. Francesca é coeditora e autora colaboradora de “Educação na Era Digital: Crianças Saudáveis e Felizes” e “Educando Crianças do Século 21: Bem-Estar Emocional na Era Digital”. Publicou documentos de trabalho sobre cyberbullying, equidade digital e inclusão na educação, e sobre os impactos do uso da tecnologia digital nas crianças. Anteriormente, trabalhou na “Pesquisa de Conhecimento de Professores” da OCDE e no projeto “Força Através da Diversidade”. Francesca possui mestrado em políticas públicas e assuntos internacionais pela Universidade Americana de Paris e bacharelato com honras em biologia humana e psicologia pela Universidade de Toronto.
Beatriz Pereira é professora catedrática da Universidade do Minho, doutora em Estudos da Criança pela mesma universidade, mestre em Ciências da Educação na especialidade de Metodologia da Educação Física pela Universidade Técnica de Lisboa, FMH e licenciada em Educação Física pela Universidade do Porto, ISEF. Atualmente é Presidente do Instituto de Educação. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Foi Diretora do Curso de Doutoramento em Estudos da Criança. Foi diretora do curso de mestrado em Ensino de Educação Física e do mestrado em Estudos da Criança, especialização em Educação Física e Lazer. Tem desenvolvido investigação na área do bullying na escola, lazer e atividade física, jogo e desenvolvimento motor da criança. É autora de vários artigos publicados em revistas científicas, capítulos de livro e coordenadora de diversos obras publicadas em Portugal e no Brasil. É fundadora do Seminário Internacional de Educação Física e Saúde que vai na sua XVI edição realizado alternadamente em Portugal e no Brasil, e das Jornadas em Estudos da Criança. Orientou mais de vinte teses de doutoramento e mais de 50 dissertações de mestrado. Campanha e cara da MEO em 2019 contra a violência doméstica. Cronista da Sábado e agora do SOL. Petição para que as crianças que presenciem episódios de violência doméstica sejam consideradas vítimas que passou a ser lei. Petição com 107 mil assinaturas para que a violação seja crime público. Petição europeia: Justice Initiative. Primeiro memorial criado para as vítimas de violência doméstica em Cascais, Maio 2023.
Fundador e Coordenador do Plano Nacional para a Prevenção do Assédio Escolar. Diretor da área de autodefesa e autoproteção da AEPAE. Mestre Internacional de Defesa Pessoal. Prémio Master´s Hall of Fame USA 2012, pela excelência nas artes marciais e pela sua aplicação em projetos sociais e educativos. Jornalista e escritor. Autor do livro: “El acoso escolar mata - coaching infantil y prevención del acoso escolar” (O assédio escolar mata – coaching infantil e prevenção do assédio escolar).
Mestre em Enfermagem de Saúde de Mental e Psiquiátrica, exerce funções no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE – Pólo Sobral Cid - Unidade Reabilitação e Unidade de Psicose - CRI Psiquiatria. Elemento da Equipa Coordenadora do Programa Mais Contigo. Membro da Unidade de Investigação (UICISA - E) - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Pós-Graduação em Inovação Gestão Qualidade e Auditoria em Saúde. Autor, coautor, organizador e editor de diversos livros e guias sobre suicídio e comportamentos autolesivos.
Bacharel em Direito pela Universidade de Ibadan, na Nigéria, possui um curso de certificação em proteção de dados pela Universidade de Lagos, igualmente na Nigéria. Recentemente, concluiu uma bolsa no African Liberty, um grupo pan-africano de defesa da liberdade, onde conduziu pesquisas e publicou artigos sobre uma série de questões de sobre tendências no espaço africano de direitos digitais. É o autor do artigo “Por que África deve abordar o cyberbullying”. Peter é apaixonado por vender e gerir produtos tecnológicos inovadores, pois acredita no atributo de resolução de problemas da tecnologia.
Licenciada em Psicologia Clínica pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, Brasil. Mestre em Psicologia Forense e da Transgressão pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-N) – Cespu, com investigação desenvolvida na área da violência doméstica. Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-N) – Cespu. Formação avançada em Hipnose e suas implicações clínicas: Desenvolvimento e aprofundamento. Oradora em múltiplas conferências sobre a violência em contexto doméstico e escolar assim como em outros temas relacionados com a área de formação. Exerce funções como Psicóloga Clínica e da Saúde na Unidade de Psicologia do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa EPE, tendo exercido cargos de responsabilidade e coordenação e onde também faz investigação na área da violência, trauma e luto complicado. Membro do Instituto Nacional de Medicina Legal.Campanha e cara da MEO em 2019 contra a violência doméstica. Cronista da Sábado e agora do SOL. Petição para que as crianças que presenciem episódios de violência doméstica sejam consideradas vítimas que passou a ser lei. Petição com 107 mil assinaturas para que a violação seja crime público. Petição europeia: Justice Initiative. Primeiro memorial criado para as vítimas de violência doméstica em Cascais, Maio 2023.
Ex-gerente Bancário (1991 a 2015) com passagem pelo Banco Totta & Açores, Banco Pinto & Sotto Mayor, Millenium BCP, Santander, Finibanco e Montepio. Consultor TI. Líder de projeto de pesquisa e desenvolvimento num projeto inovador de Delivery (2020 a 2022). Formação em fotografia, webdesign, adobe Illustrator, adobe photoshop, agricultura biológica. Business developer (Compta) – 2016. Fundador da Plataforma ASSEDIUS. Co-Fundador do software Controltêxtil.Campanha e cara da MEO em 2019 contra a violência doméstica. Cronista da Sábado e agora do SOL. Petição para que as crianças que presenciem episódios de violência doméstica sejam consideradas vítimas que passou a ser lei. Petição com 107 mil assinaturas para que a violação seja crime público. Petição europeia: Justice Initiative. Primeiro memorial criado para as vítimas de violência doméstica em Cascais, Maio 2023.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exercendo advocacia há mais de 25 anos, trabalha em todas as áreas do Direito, dedicando um estudo particular e intenso à área do Direito do Trabalho, em especial ao Assédio, nas suas múltiplas formas, no Local de Trabalho. No mais é formadora, tendo capacidade para ministrar aulas, conceder palestras e participar em colóquios, muitos destes relacionados com esta temática.
Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná, possui Diploma em Psicologia Forense e Criminal pelo Independent College Dublin, Irlanda. Graduada em Psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná. Consultora técnica da Rede ESSE Mundo Digital. Cursos em Terapia de Aceitação e Compromisso (Paradigma, 2020) e Terapia Dialéctica Comportamental (Dialéctica, 2017). Colaboradora de guias de atualização da Sociedade Brasileira de Pediatria (#MenosVideos #MaisSaude - #SemAbuso #MaisSaúde). Professora da Pós-Graduação em Psicologia Jurídica Unibrasil (Matéria: Comportamento Antissocial na Internet) e professora adjunta do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade). Atua como psicóloga clínica e forense na Clínica Íntegra em Curitiba, em atendimentos de adolescentes e jovens adultos com transtornos comportamentais ligados à tecnologia. Também é palestrante nas temáticas: saúde mental e tecnologia, violência de género na internet, mundo digital e as influências no comportamento humano, cyberbullying, psicologia forense e comportamento antissocial na internet. Cronista da Sábado e agora do SOL. Petição para que as crianças que presenciem episódios de violência doméstica sejam consideradas vítimas que passou a ser lei. Petição com 107 mil assinaturas para que a violação seja crime público. Petição europeia: Justice Initiative. Primeiro memorial criado para as vítimas de violência doméstica em Cascais, Maio 2023.
Dedica-se a espaços online mais seguros para adolescentes. Obteve uma bolsa de estudos do Irish Research Council e da Google Online Safety para desenvolver ferramentas baseadas em dados para detetar o cyberbullying. Kanishk trabalha para combater o cyberbullying por meio de soluções éticas de IA.
Doutora em Estudos da Criança- área de especialização de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, Mestre em Ciências da Educação- área de especialização de Activação do Desenvolvimento Psicológico e Licenciada em Psicologia.
Na cozinha da casa da minha avó Felicidade, de paredes centenárias e porta sempre aberta para a rua, a família reunia-se à volta da mesa larga e as conversas dos adultos estendiam-se noite dentro, no encosto do lume. Eu gostava de ficar à escuta. E de perguntar. Quando cresci e as minhas interrogações começaram a arriscar o limite da inconveniência, tornei-me jornalista. E com esse carimbo, ganhei passaporte para legitimar todas as questões e para entrar em todas as casas, das que lhes falta o chão às que exibem tetos dourados. A curiosidade sempre foi o meu motor. Formei-me em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e entrei na SIC movida pela admiração e respeito que o jornalismo e a televisão representam para mim. Trabalhei algum tempo na coordenação de espaços informativos, magazines e debates, mas foi sempre à reportagem que me rendi, por isso tem sido esse o caminho que tenho vindo a desbravar. De microfone em punho, atravesso quintais e mundos em busca de vidas e histórias que valem voz e imagem. Dedico-me sobretudo a temas da área social, saúde e educação e todos os dias ponho à prova a dose de fascínio e responsabilidade que o jornalismo deixa no meu colo. Tenho tido a honra de receber vários prémios de jornalismo. Entre as reportagens distinguidas – todas emitidas no Jornal da Noite da SIC - destaco as seguintes: “Eu, a minha mochila e mais nada!", "Os maestros das emoções", "O todo é maior que a soma das partes", “No coração do hospital” “Todos somos estranhos até percebermos que é normal” e ainda “As lágrimas não se fazem ouvir”, um trabalho que aborda a problemática do bullying e que contou com a entrevista e colaboração dos especialistas Tito de Morais e Cristiane Miranda.
O meu nome é Daniela Espírito Santo, tenho 36 anos e sou jornalista há mais de uma bela década. Muitos falam do 'bichinho' da escrita e do 'bichinho' da rádio. Conheço bem os dois. O primeiro, encontrei-o pela primeira vez num banco de uma escola primária, em Campanhã, no Porto. O segundo haveria de surgir mais tarde numa experiência fugaz na saudosa Rádio Clube de Matosinhos. A nenhum dei demasiada importância, tratando-os como sonhos muito pouco concretizáveis. Apesar disso, arrisquei e encontrei no jornalismo a carreira que procurava para furar com o passado, honrando-o. Não era suposto, não era possível, mas acabou por ser futuro e, mais importante, presente. Agora, movo-me entre @ e # nesta grande casa, onde sigo entusiasta das redes sociais e do jornalismo móvel. Licenciei-me em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto e também já dei aulas no curso de Digital Marketing and Strategy na EDIT, há uns anos. Já passei por sítios como JPN, JN ou Correio da Manhã e encontrei pousio na grande Renascença, onde me encontro desde 2018 enquanto jornalista e gestora de redes sociais, a saltitar entre Lisboa e Porto. Dá para perceber quais são as minhas duas grandes paixões profissionais, né? Além disso, adoro voluntariado, viajar e festivais... mas não vamos falar disso! 🙂
14 campanhas de sensibilização, sobre a violência doméstica, Bullying. Campanha de sensibilização para a Amnistia Internacional, Campanha para a sensibilização da violação em cenários de guerra com a Catarina Furtado e a cantora Mariza Liz, Campanha de Recolha de fundos para o Banco alimentar contra a fome, Isabel Jonet. Campanha e cara da MEO em 2019 contra a violência doméstica. Cronista da Sábado e agora do SOL. Petição para que as crianças que presenciem episódios de violência doméstica sejam consideradas vítimas que passou a ser lei. Petição com 107 mil assinaturas para que a violação seja crime público. Petição europeia: Justice Initiative. Primeiro memorial criado para as vítimas de violência doméstica em Cascais, maio 2023.
Titular de um Mestrado Europeu de Investigação em Ciências da Educação e de um doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Rouen, Bruno Humbeeck atua na área, tanto como psicólogo educacional, como diretor de investigação no departamento de Ciências da Família da Universidade de Mons.
Ivano Zoppi, educador e formador, é fundador e presidente da cooperativa social sem fins lucrativos Pepita Onlus, que há anos está envolvida na implementação de intervenções para a prevenção do desconforto de adolescentes e jovens. Foi professor de laboratório na Universidade Católica de Milão - Faculdade de Ciências da Educação. Para a Pepita coordenou o projeto "Addressing Sexual Bullying Across Europe" financiado pela Comissão Europeia e que visa a prevenção do bullying sexual. Coordenou intervenções de apoio e amparo aos menores vítimas do terremoto em Emília e Marche. É fundador e secretário geral da Fondazione Carolina.
Fábio Borges, palestrante e formador especialista em Comunicação Positiva e Felicidade. Formado em medicina dentária, deixou o consultório quando descobriu que gostava mais de gente do que de dente. Apaixonado pelo tema da Ciência da Felicidade e da Comunicação, atua hoje com formações e palestras voltadas para a Comunicação Positiva. Tem como missão ajudar na promoção da felicidade através da comunicação. Possui mais de 10 anos de experiência em palcos pelo mundo, tendo impactado presencialmente mais de 50.000 pessoas. Dono de um humor rápido e inteligente, consegue ministrar conteúdos científicos de maneira leve e cativante através do uso de storytelling e humor.
Este programa está sujeito a alterações. Todas as datas e horários indicados referem-se a Portugal Continental. Todas as sessões têm lugar das 21:30h às 23:00h. Verifica a hora na tua localização ou fuso horário, aqui. As sessões em inglês, espanhol e francês decorrerão com tradução simultânea para português. As sessões em português não terão tradução simultânea. Última Atualização: 2 de setembro de 2023
Título: Inteligência Emocional vs Inteligência Artificial: Permanecendo Real num Mundo Digital
Resumo: Com mais de 40 anos de experiência em educação, Bill Belsey, educador canadiano considerado o “pai” da palavra cyberbullying, vai partilhar connosco como surgiu este termo. Vai ainda falar-nos sobre como pais e professores podem ajudar os jovens a garantir que a empatia não seja sacrificada num mundo cada vez mais digital; o que considera ser a coisa mais importante em que pais e professores se devem concentrar e quais são os maiores desafios de quem cuida de jovens hoje.
Orador: Bill Belsey (Canadá)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Nota:Sessão em inglês com tradução simultânea para português
Título: Momentos de Cognição Híbrida: a Mente Humana e a Inteligência Artificial
Resumo: Perante os atuais avanços da Inteligência Artificial (IA), sobretudo da IA Generativa, levantam-se inúmeras questões de ordem social, económica, cultural e inclusive do domínio da ética. Importa perceber que assistimos à necessidade urgente de criar ambientes e contextos onde o potenciar das capacidades humanas (analógico) e da IA (digital) se operem mutuamente com o objetivo comum de elevar o potencial humano.
Orador: Marco Neves (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: Cyberbullying: Uma Visão Geral da Pesquisa e Política nos Países da OCDE
Resumo: O cyberbullying é um desafio político de alta prioridade em muitos países da OCDE. Nos últimos anos, a base da literatura sobre o cyberbullying expandiu-se rapidamente, revelando insights sobre a prevalência do problema, destacando quais características tornam as crianças mais propensas a serem vítimas de cyberbullying, quais as que as tornam mais propensas a praticar cyberbullying e como isso afeta ou é afetado pelo bem-estar. Os sistemas educativos responderam a este desafio de diferentes formas, tais como promovendo a sensibilização para a questão, prestando apoio às crianças nas escolas, através de iniciativas de segurança na Internet, e implementando políticas e, por vezes, leis para combater o cyberbullying. Esta sessão dará uma visão geral de algumas revelações recentes na literatura sobre cyberbullying e destacará exemplos de práticas e políticas para combater o cyberbullying nos países da OCDE.
Oradora: Francesca Gottschalk (França)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em inglês com tradução simultânea para português
Título: Bullying, cyberbullying e o discurso de ódio
Resumo: Nesta sessão, a nossa convidada, referência nacional na investigação na área do bullying, vai-nos falar sobre:
Oradora: Beatriz Pereira (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Título: Falar Sobre a Dor: Estratégias e Ferramentas para Restabelecer o Reconhecimento da Humanidade
Resumo: Para prevenir o bullying e o cyberbullying precisamos ter um olhar compassivo com o agressor, sem que isso signifique destituí-lo das responsabilidades sobre seus atos. Quem magoa, está magoado e negar esta realidade afasta-nos, desconecta e rompe os vínculos. Como podemos exercitar estratégias e procurar ferramentas para restabelecer o reconhecimento da humanidade em todos os envolvidos em casos de bullying e cyberbullying? Vamos dialogar sobre isso.
Oradora: Ila Brognoli (Brasil)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: Bullying e Cyberbullying – Diagnóstico, Prevenção e Tratamento
Resumo: Compreender a origem destas dinâmicas, o mito do perfil da vítima, como identificá-las, trabalhar a prevenção e o tratamento EMDR como abordagem que cura os danos do stress pós-traumático.
Oradora: Silvana Giachero (Uruguai)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em espanhol com tradução simultânea para português.
Título: Do bullying ao cyberbullying escolar
Resumo: O surgimento da Internet, com acesso a informações infinitas e relações sociais virtuais, mudou radicalmente a sociedade. Como qualquer evento ou ferramenta que transforma as nossas vidas, o universo virtual exige ajustes numa tecnologia que veio para ficar, e que continuará o seu processo de hibridização com o real, inexoravelmente: a inteligência artificial já está aqui. A primeira coisa que precisaria de ser ajustada seria as definições de bullying e cyberbullying, uma vez que nem todo o cyberbullying ocorre na escola e a natureza específica deste tipo de abuso é muitas vezes ignorada. Falaremos também sobre a perceção de desamparo, danos, desequilíbrio de poder, intencionalidade, pontos de viragem, interação social e direitos humanos.
Orador: Enrique Pérez-Carrillo de la Cueva (Espanha)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em espanhol com tradução simultânea para português
Título: Mais Contigo – Promoção de Saúde Mental e Prevenção de Comportamentos Suicidários
Resumo: Nesta sessão vamos conhecer o programa Mais Contigo, um programa de intervenção e investigação longitudinal, baseado numa intervenção multinível em rede, implementado desde o ano letivo 2011-2012, com objetivo de promover o autoconceito, a capacidade de resolução de problemas, melhorar o bem-estar e diminuir a sintomatologia depressiva, em adolescentes em meio escolar. O Mais Contigo é um programa de promoção da saúde mental ao longo de todo o ensino pré-universitário que tem demonstrado ser eficiente na promoção de fatores protetores e diminuição de fatores de risco para a manifestação dos comportamentos suicidários, através de uma intervenção multinível, em rede.
Orador: Jorge Façanha (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: Combater o Cyberbullying em África
Resumo: Nesta sessão, o nosso convidado examinará as principais causas do cyberbullying em África e o papel que as plataformas de redes sociais desempenham no fenómeno. Peter também irá falar connosco sobre o atual quadro jurídico e regulamentar para o cyberbullying em África e como o cyberbullying pode ser combatido em África.
Orador: Peter Arojojoye (Nigéria)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em inglês com tradução simultânea para português
Título: Assédio Laboral e Sexual no Local de Trabalho
Resumo: A sessão tem como objetivo a apresentação, do ponto vista jurídico e psicológico, da temática do assédio, a sua influência no comportamento empresarial e humano, a sua regulação e punição legal. Procura-se com esta sessão, munir não só os participantes com conhecimento sobre o assédio, mas também sensibilizar e fornecer mecanismos de prevenção para a identificação, intervenção e combate ao assédio.
Oradores: Noémia Carvalho, Pedro Mariano e Regina Sampaio (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: Extremismo, Grupos de Ódio e a Cultura Gamer
Resumo: Nesta palestra, examinaremos como o extremismo e o discurso de ódio se entrelaçam com a cultura gamer. Abordaremos os impactos negativos, exemplos concretos e a responsabilidade conjunta de jogadores, programadores e plataformas para promoverem um ambiente gamer seguro e saudável. Abordaremos ainda como os grupos extremistas se têm apropriado da cultura gamer para a disseminação das suas agendas e para o aliciamento para os seus grupos.
Oradora: Evelise Galvão de Carvalho (Brasil)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: Inteligência Artificial e Cyberbullying
Resumo: Nesta sessão, nosso convidado irá discutir connosco:
Orador: Kanishk Verma (Ireland)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em inglês com tradução simultânea para português
Título: Bullying na Escola: Perspetivas dos Assistentes Operacionais
Resumo: Assiste-se a um interesse crescente pelo estudo das perceções sobre o bullying considerando a perspetiva dos profissionais de ensino, em particular, dos professores. Competindo aos assistentes operacionais a vigilância dos espaços escolares onde habitualmente ocorrem manifestações de bullying, foi desenvolvido um estudo de natureza mista, transversal e exploratório tendo em consideração a seguinte questão-problema: Como atuam e o que sabem os assistentes operacionais sobre o bullying no contexto escolar? Nesta sessão vamos falar sobre os resultados deste estudo.
Oradoras: Ana Prada, Inês Moura e Rosa Novo (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Título: O Combate à Violência nas Escolas no Brasil
Resumo: Nesta sessão, a nossa convidada irá abordar o SNAVE (Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas ) e o tema cyberbullying, trazer a visão do Brasil em relação a temática, abordando igualmente a pesquisa do elaborada no âmbito do seu mestrado sobre bullying e cyberbullying nas escolas públicas.
Oradoras: Ana Paula Canto de Lima (Brasil)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Título: Media, Bullying & Cyberbullying
Resumo: Partindo da consciência da importância dos meios de comunicação e da forma célere e massiva com que alcançam o público em geral, pretende-se nesta sessão promover a reflexão sobre o seu papel na forma como apresentam ou selecionam a informação que veiculam no domínio do bullying e do cyberbullying. Que papel pode desempenhar a comunicação social na difusão de informação sobre estes fenómenos? Como pode colocar-se ao serviço da sociedade, promovendo a difusão de informação fidedigna? De que forma pode a comunicação social contribuir no combate ao bullying e ao cyberbullying? Como pode promover uma maior sensibilização junto da sociedade? Podem os comportamentos de cyberbullying ser potenciados, consoante a forma como construímos a informação a ser divulgada? São estas algumas das questões que procuraremos abordar nesta sessão.
Oradoras: Catarina Marques e Daniela Espírito Santo (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: O Ativismo Contra o Bullying e o Cyberbullying
Resumo: Partindo da sua experiência numa campanha que realizou online em 2022, com artistas e jornalistas, para sensibilizar o país contra o bullying, a nossa convidada vem falar-nos da importância do ativismo como forma de sensibilização para questões sociais e para mobilizar a sociedade relativamente à violência contra crianças.
Oradora: Francisca de Magalhães Barros (Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais (Portugal)
Título: Prevenção e Gestão do Bullying Escolar e do Cyberbullying
Resumo: Como prevenir o bullying escolar e extracurricular? Como podemos reagir eficazmente a este fenómeno? Como podemos reagir juntos para controlar o fenômeno? Quem são os assediadores? Quem são os assediados? Como escapar do ciclo de assédio? Como ajudar o seu filho vítima? Como pode o professor intervir na sua aula quando confrontado com este tipo de fenómenos? Como montar um projeto escolar eficaz para formalizar a prevenção e dominar os seus componentes? São estas as questões essenciais que esta conferência pretende responder, dando aos professores e aos pais ideias concretas.
Orador: Humbeeck Bruno (Bélgica)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em francês com tradução simultânea para português
Título: Cyberbullying: a situação em Itália após a aplicação da lei italiana
Resumo: Difusão do fenómeno do cyberbullying em Itália; a situação 5 anos após a implementação da Lei 71/17. A questão cultural.
Orador: Ivano Zoppi(Itália)
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais (Portugal)
Nota: Sessão em inglês com tradução simultânea para português
Título: O Poder da Comunicação Positiva na Prevenção do CyberBullying
Resumo: Como podemos trabalhar na implementação de uma Comunicação Positiva, tanto num viés intrapessoal quanto interpessoal, para promover ambientes e relacionamentos mais saudáveis.
Oradores: Fábio Borges (Brasil/ Portugal)
Anfitriões: Cristiane Miranda, Sónia Seixas e Tito de Morais
Título: Os mitos do bullying e cyberbulling
Resumo: Esta sessão será diferente. Não haverá orador. Os anfitriões serão a Cristiane e o Tito. Será uma sessão aberta, em que os participantes poderão ligar os micros e as câmaras, para falarem connosco, darem-nos a sua perspetiva, colocarem-nos questões, partilharem experiências e conhecimento. Traz algo para brindarmos ao encerramento da V Global StopCyberbullying Telesummit – um vinho do Porto, champanhe, espumante, água, sumo, chá… se quiseres trazer bolo, ou uma iguaria da tua localidade, está à vontade! A sessão será gravada apenas para nossa avaliação. A gravação da sessão não será disponibilizada.
Anfitriões: Cristiane Miranda e Tito de Morais
Acompanha aqui todas as notícias sobre a IV Global StopCyberbullying Telesummit, bullying e cyberbullying.
Se tiveres alguma dúvida, comentário, sugestão ou questão que queiras ver esclarecida, usa o formulário abaixo para nos contactar.
Estas são as entidades que decidiram apoiar-nos e por cujo apoio estamos gratos.